sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Prefeitura do Rio lança meta para reduzir em 8% as emissões na cidade


Publicado em 03 de Dezembro de 2009 - 06:05

A Política Municipal de Mudanças Climáticas, elaborada pela Prefeitura do Rios etabelece pela primeira vez na história da cidade uma meta para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. A proposta é diminuir em 8% a emissão até o ano de 2012 e estabelecer ainda um novo indicativo de 16% para 2016 e outro de 20% para 2020.

Para atingir a meta de 8% e tornar a cidade mais sustentável, o prefeito do Rio, assinou seis decretos e firma um contrato com a Coppe UFRJ para a realização de um novo inventário de emissões de CO2. O prefeito assinou também um protocolo de intenções com Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e Rio Como Vamos para uma ação integrada de mobilização de toda a sociedade.

"Com essa meta de redução das emissões de CO², o Rio dá exemplo que é orgulho para todos nós", disse o ministro defendendo a mobilização social, de empresários e ambientalistas para mudanças de "padrões de consumo" que possibilitem atingir essas metas.

Durante a apresentação do programa feita pelo vice-prefeito do Rio e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, o prefeito Eduardo Paes ressaltou que se trata de um projeto realista comprometido com a redução "naquilo que é possível", com ações de reflorestamento, instalação de transporte sobre trilhos e criação de aterros sanitários.

A Política Municipal de Mudanças Climáticas do Rio será apresentada pela Prefeitura em Copenhague, na Dinamarca, durante a Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Cop-15), que será realizada de 7 a 18 de dezembro.

Ainda participaram da solenidade a secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Suzana Khan; o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre; o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa; e a secretaria do Ambiente do Rio, Marilene Ramos.
FONTE:ASCOM - MMA e Prefeitura do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário